top of page

Um pouco da nossa história...

A Physis (Associação Portuguesa de Estudantes de Física) foi criada em 1991, no Instituto Superior Técnico, com o objetivo de organizar a edição do ICPS (International Conference of Physics Students) de 22 a 29 de Agosto de 1992. Esta conferência é organizada anualmente em correspondência com a IAPS – International Association of Physics Students – que congrega associações nacionais e locais de estudantes de física de vários países, incluindo a Physis. Em 1998 a direção da Physis passou para Coimbra, e foi novamente Portugal o anfitrião da ICPS, tal como em 2005 entre 11 e 17 de Agosto.

 

 

A Physis ao longo destes anos tem realizado diversas atividades no âmbito da Física, entre palestras, eventos e encontros, destaca-se o trabalho que viria a ser o Circo da Física, o qual teve a sua estreia a 26 de Março de 1994 no Fórum anual da Associação Juvenil de Ciência e que, mais tarde, viria a ser apresentado na ICPS '97 em Viena, Áustria. Esta performance teve o título “Physis, Physics Flying Circus”. Outra das iniciativas foi um minicurso em 2009 de Wolfram(TM) Mathematica leccionado por Jorge C. Leitão, aluno do 3º ano da Licenciatura em Física, e bolseiro do CFP. Também teve grande êxito o projeto apresentado no XI Encontro Nacional de Estudantes de Física, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto entre 27 Fevereiro e 1 Março de 2009, resultante de uma parceria entre a Sociedade Portuguesa de Física e a Physis. Que tinha como objetivo permitir a alunos do ensino básico e secundário medir a circunferência da Terra em analogia ao trabalho de Eratóstenes nos anos 200’s AC; e o lançamento das Missões “Plack” e “Herschel” através Agência Espacial Europeia (ESA) com auxílio de dois professores universitários e jornalistas da TVI24.

 

 

Passados alguns anos de ser fundada, a Physis teve a necessidade de criar um encontro anual entre todos os estudantes de Física a nível nacional, criando-se assim os ENEF’s – Encontro Nacional de Estudantes de Física. Este encontro tem como objetivo divulgar a Física e os avanços da mesma, bem como da vivência académica dos diferentes cursos de Física espalhados pelo país. O primeiro encontro foi realizado em 1999 em Coimbra, desde aí, o ENEF já teve lugar na Universidade do Algarve (UAlg) em 2000 e 2007, Universidade da Beira Interior na Covilhã em 2001. Na Universidade do Minho em Braga em 2002 e 2006. No Instituto Superior Técnico em Lisboa em 2003 e 2008, Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra em 2005 e 2013, na Universidade de Évora em 2012, a Faculdade de Ciências da Universidade no Porto entre 2009 a 2011 e finalmente na Universidade de Aveiro em 2004 e 2014.

 

 

Durante o ENEF de 2009, realizado na FCUP, a direção da Physis mudou mais uma vez de cidade, passando a ser constituída por alunos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. A nova direção propôs-se então a continuar o trabalho até aqui feito pelas direções anteriores. Em 2012 a Physis regressa a Coimbra, onde ainda permanece na data de hoje, com sede no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra.

bottom of page